MOBILIZAÇÃO "DEZEMBRADA CULTURAL" EM ITAJAÍ – 10 DE DEZEMBRO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nota-se no momento evolutivo que vivemos dois fenômenos específicos que terão um efeito crucial sobre o futuro do planeta Terra e da Humanidade. O primeiro é a ascensão do capitalismo global que tem como meta elevar ao máximo a riqueza e o poder de suas elites e baseia-se no principio de que ganhar dinheiro deve ter precedência sobre todos os outros valores, com isso criam-se grandes exércitos de excluídos e gera-se um ambiente econômico, social e cultural que não apoia a vida, mas a degrada, tanto no sentido social quanto no sentido ecológico. O outro fenômeno é  a criação de comunidades sustentáveis baseadas na alfabetização ecológica, cultura e artística, compostas de redes ecológicas de fluxos de energia e matéria, a meta deste projeto é a de elevar ao máximo a sustentabilidade em todos os sentidos e o grande desafio que se apresenta neste século é o de promover a mudança do sistema de valores e chegar a um sistema compatível com a exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica.
Com esse intuito inúmeras pessoas pelo mundo hoje organizam manifestações em busca de uma democracia verdadeira e contra o corporativismo, Itajaí não podia ficar de fora e neste dia 10 acontece a dezembrada cultural que convida a população a se manifestar por maior participação dos cidadãos em decisões políticas, econômicas e sociais do Estado.
A organização do movimento está sendo realizada pela Ocupação Cultural Itajaí, grupo criado após a idealização deste evento como uma forma de eternizar as movimentações, que não vão se limitar à Dezembrada Cultural. É formado por cidadãos comuns como Camilo Machado Garcia, 23. O objetivo da manifestação, segundo Camilo, é despertar a consciência crítica e o conhecimento para tornar os cidadãos ferramentas de uma democracia participativa real voltada ao bem comum, tendo em vista que a representativa falhou perante os interesses privativos.
A Dezembrada Cultural vai começar as 9:30h, na Praça Irineu Bornhausen – em frente à Igreja Matriz -, e haverá aulões com o professor de Direito Ambiental, Dr. Renato, Daniel Vasconcelos, de História e Matarezi, que leciona Educação Ambiental. As bandas Pineal, Café Brasilis e Rockabilly Stunts farão versões eletroacústicas, haverá declamação de poesias e pintura ao vivo e prática de Yoga com a professora Rô Pacheco, além de uma assembleia geral para decisões sobre o movimento.
- organização : Grupo Ocupação Cultural Itajaí
- Email/ facebook/ twitter: ocupacultural@gmail.com/ O.c Itajaí/ @ocupacultural

0 comentários:

Postar um comentário