Boletim1-VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

terça-feira, 27 de março de 2012

0 comentários

Boletim n° 1 - Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos & Espetáculo “Espia Só!” rumo a raízes do Teatro Lambe-Lambe. 


Imagem: Iniciando a Instalação
da “Trilha da Vida”.
Fonte: Equipe Trilha da Vida
O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental que acontecerá entre 28 e 31 de março, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, é um dos mais importantes nesta área em nível nacional, pois reúne educadores ambientais de todo o país. “Educação Ambiental: Rumo a Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis” é o tema deste ano.  A cidade de Itajaí (SC) está representada por diversos grupos envolvidos com práticas em Educação Ambiental, como os parceiros: Universidade do Vale do Itajaí (Univali) através do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) e Sala Verde Itajaí; Cia andante produções artísticas; Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor); Projeto Meros do Brasil e Programa SocioAmbientar. Os parceiros estão em Salvador desde 23 de março, onde foram acolhidos pela organização do evento e alojados no SESC Piatã. A chegada antecipada ao evento foi devido à necessidade de preparação dos espaços para a “Trilha da Vida” coordenada pelo LEA-Univali e apresentações do Teatro Lambe-Lambe desenvolvido pela companhia de Teatro Cia andante.
A integração dos parceiros, bem como sua participação no fórum, se dará em várias dimensões que vão desde a instalação e atendimento da “Trilha da Vida” propriamente dita, a Mostra de Teatro Lambe-Lambe e apresentação de painéis.
Imagem: Guilermo Gayo  Planejamento da  
Instalação da “Trilha da Vida”.
Fonte: Equipe Trilha da Vida
A instalação da “Trilha da Vida” e do espetáculo “Espia Só” será no espaço de convivência do evento e irá contar com a estrutura de bambu, construída pelo paraguaio Guilermo Gayo e sua equipe da Takuara Renda, que a mais de dez anos trabalha com conceito da bioconstrução com bambu. Esta instalação contou com o apoio dos parceiros citados acima, na qual foi realizada a preparação do material (limpeza dos bambus) e transporte do mesmo até o Centro de Convenções – espaço de convivência. Todo este processo aconteceu num formato de solidariedade e cooperação, criando uma sinergia entre as pessoas (formiguinhas em um mutirão, conectadas por meio de uma linda corrente de bambu!).

Imagens: Estrutura da Instalação da “Trilha da Vida”.
Fonte: Equipe Trilha da Vida








Univali promove Conferência Internacional de Direito Ambiental

segunda-feira, 19 de março de 2012

0 comentários

Evento antecipa debates da Rio+20

por Ana Paula Bazi


Itajaí -
Legislação ambiental, prevenção de danos e proteção ecológica, gestão de zonas costeiras, direito ambiental brasileiro e sustentabilidade, estes são alguns dos temas que estarão em debate na 1ª Conferência Internacional Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade. O evento, promovido pelo curso de Direito da Universidade do vale do Itajaí (Univali), ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril, no Campus Itajaí.

Entre os diversos juristas de renome, que ministrarão palestra, está o francês Michel Prieur, referência mundial na área do direito ambiental, professor doutor da Universidade de Limorges e autor de inúmeras obras, sendo “O Direito do Meio Ambiente”, o seu livro mais conhecido.

Na Univali, Prieur palestrará sobre “O princípio de não-retrocesso em matéria ambiental”, onde defende a criação de mecanismos que impeçam que novas leis diminuam a proteção existente ao meio ambiente.

O evento pretende antecipar os debates entre os universitários e os pesquisadores que farão parte da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que está agendada para junho, no Rio de Janeiro, e que reunirá organizações e chefes de estado de importantes nações para negociações ambientais que vão traçar o futuro do planeta.

Os interessados em participar da Conferência na Univali, podem se inscrever pelo site univali.br/eventos - Link: Direito e Relações Internacionais. No mesmo endereço estão disponíveis os valores das inscrições e a programação completa.

Mais informações: (47)3341-7702 | (47)3341-7636, com Liton Lanes Pilau Sobrinho, organizador do evento.


Fonte: www.univali.br

ADIADA VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

quarta-feira, 7 de março de 2012

0 comentários


Sem perspectiva de acordo, a votação do novo Código Florestal Brasileiro não foi votada pela Câmara nesta semana. O relator do projeto na Câmara, Deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que até então previa apresentar o texto do novo código nesta terça, vai pedir mais tempo para tentar construir um acordo.



Para maiores informações acerca do novo Código Florestal Brasileiro e para saber como se manifestar contra, confira as atualizações anteriores do nosso blog.





PARLENDA EDUCATIVA "RODA VIDA"

0 comentários

     Parlenda é uma forma literária curta e de ritmo fácil, usada em brincadeiras populares infantis. Encontramos em um blog uma parlenda educativa bem interessante, onde o objetivo é encontrar a ordem correta da parlenda "Roda Vida".
    No blog você vai encontrar as devidas explicações e uma folha de página com versos propositadamente embaralhados, é só reorganizar os versos com o mouse para completar a parlenda.


COMO SE MANIFESTAR CONTRA O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

segunda-feira, 5 de março de 2012

0 comentários

Algumas mobilizações populares estão sendo feitas para se manifestar contra este novo Código Florestal, uma delas tem iniciativa do Greenpeace. Para contribuir com a manifestação, basta assinar a petição abaixo e pedir também o veto à derrubada de nossas florestas:


NOVO CÓDIGO FLORESTAL SERÁ VOTADO DEFINITIVAMENTE NESTA TERÇA-FEIRA

0 comentários


A votação do novo Código Florestal Brasileiro está marcada para a manhã desta terça-feira, dia 06, na Câmara dos Deputados. A votação vai encarar fortes resistências dos setores ambientalistas e científicos e mesmo assim o governo quer a matéria aprovada definitivamente, como está, sem alterações, ainda nesta semana.
Um dos pontos mais preocupantes para os cientistas é a redução das áreas de preservação permanente nas margens de rios, e a previsão para esta redução é de 50%. Segundo o art. 2º do Código Florestal Brasileiro, são consideradas áreas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo de rios ou qualquer curso d’água previsto neste artigo; ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios d’água naturais ou artificiais; nas nascentes, ainda intermitentes e nos chamados “olhos d’água” ; nos topos de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou parte destas; nas restingas; e em altitude superior a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetação.
Os ambientalistas e cientistas opositores ao novo Código Florestal Brasileiro exigem mudanças e vetos de alguns trechos. Caso isso não ocorra, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) fará uma movimentação social para pressionar a Presidenta Dilma Rousseff a vetar o projeto.
O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) explicou que não se pode incluir novas mudanças no projeto, sendo que ele já passou pela Câmara e pelo Senado, e agora será apenas revisto.
Independentemente se os deputados aderirem a algumas disposições ou mantiverem integralmente o texto enviado pelo Senado, a matéria terá votação conclusiva na Câmara e será encaminhada para sanção presidencial.


Fonte: http://www.adjorisc.com.br/jornais/folharegional/geral/codigo-florestal-sera-votado-definitivamente-na-terca-feira-1.1051270

PROJETO "O QUE SOMOS"

sexta-feira, 2 de março de 2012

0 comentários

     Nos dias 2, 3 e 4 de março, o projeto "O Que Somos" realizará uma palestra com duração de 14 horas, com os seguintes temas:
     * Relações com sua mente, emoções, pessoas, situações, hábitos.
     * Corpo, Meditação, Respiração, Alongamento.
     * Ayuveda, Eneagrama, Temperamento, Couraça Muscular do Caráter Wilhelm Reich

     O projeto "O Que Somos", idealizado por Alexandre Gustavo, tem como objetivo levar às pessoas diversas informações sobre a nossa realidade, contestando visões e métodos ultrapassados e apresentando novas soluções.
     O projeto acredita num planeta novo, com seres humanos mais conscientes e usa a internet, textos, cartilhas, vídeos, cursos e palestras para acelerar esse despertar.
     Para maiores informações sobre o projeto acessem: www.oqsomos.com.br