sexta-feira, 29 de junho de 2012

0 comentários
A cúpula não acabou!

TEXTO RETIRADO DO BLOG
http://cupuladospovos.org.br/2012/06/quem-disse-que-a-cupula-acabou/

A preparação levou tempo e a Cúpula dos Povos aconteceu de forma plena, com resultados efetivos e uma agenda inteiramente comprometida com os direitos civis e com o meio ambiente ao. Para todo o sucesso que obtivemos ao final do encontro — que chegou ao fim como processo, mas não como luta –, não dá para deixar de falar dos comitês estaduais, que tiveram um papel-chave na articulação com estados e cidades fora do Rio de Janeiro. O legado que eles deixaram — o Fórum dos Povos e a carta à Assembleia dos Povos — também mostra que essa iniciativa veio para ficar.
Durante o processo preparatório e de construção do encontro, os comitês, geralmente organizados nas capitais de seus estados, realizavam reuniões e atividades, eram responsáveis por agregar um grupo de pessoas interessadas e por manter contato com a articulação central da Cúpula.  No total, cerca de 100 mil pessoas foram mobilizadas em todo o país e nas regiões fronteiriças.
Para Simone Mamede, do comitê do Mato Grosso do Sul, as expectativas para a Cúpula dos Povos foram, sim, alcançadas. E, até que o evento acontecesse, os comitês contribuíram significativamente para que as discussões sobre Rio+20 chegassem até cidadãos de todo o Brasil e mudassem sua percepção em relação aos temas debatidos na Cúpula: segurança alimentar, direitos individuais, trabalho, mercantilização da natureza e energia. “Os comitês foram verdadeiras extensões da Cúpula dos Povos em nível local”, opina Mamede. “As ações promovidas pelos comitês tiveram grande repercussão, contribuindo em novas atitudes e assegurando políticas públicas mais sustentáveis em seus territórios. Só para se ter uma ideia o Comitê Sul-Mato-Grossense, atingiu de forma direta duas mil pessoas por meio de suas atividades”. Se levarmos em conta as pessoas influenciadas pelo comitê de forma indireta, acrescenta Mamede, esse número pode chegar a 30 mil.
Mas quem pensa que a atividade dos comitês cessaram? Simone explica que os comitês terão uma nova função. Com o término da Cúpula, serão criados fóruns permanentes de discussão sobre sustentabilidade local. “O Fórum dos Povos é nosso espaço de socialização, de compartilhamento de propostas, planos e agendas com o propósito de construirmos um grande panorama de ações e propostas para um mundo melhor”, diz.
___
Atualização: mudamos o título desta matéria uma vez que a manchete anterior (“Quem disse que a Cúpula acabou?”) não está de acordo com as deliberações do Grupo de Articulação (GA) da Cúpula dos Povos. O GA trabalhou com o consenso  de que, no dia 23 de junho, a Cúpula e as instâncias criadas para viabilizá-la iriam terminar, e que a partir daquela data cada um seguiria sua luta por meio de seus movimentos e entidades.

AGRADECIMENTO ESPECIAL:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

0 comentários
Nossos agradecimentos especiais ao apoio de recursos da Cúpula dos Povos e Unesc, para a disponibilização do ônibus para o Rio de Janeiro, o qual foi articulado pelo Campo Socioambiental, sendo representado pelo FBOMS, Rede Mata Atlântica e Rede Meros do Brasil.. 
Fator que permitiu que grande parte do coletivo da Cúpula Peixeira pudesse efetivar seus planos e organizações. OBRIGADA!

0 comentários
Informativo da Cúpula Peixeira (Itajaí-SC) rumo a Rio+20

O que é? A "Cúpula Peixeira" é um coletivo que reúne instituições, organizações e pessoas conectadas à temática socioambiental, cultural e artística no Município de Itajaí, além de alunos e professores engajados dentro e fora da Universidade do Vale do Itajaí.
Como se formou? A partir da demanda de diversos grupos de Itajaí e região interessados em participar da Rio+20, e junto disso, propor atividades enquanto sociedade civil, vendo no momento uma grande oportunidade de convergência de forças e informações, deu-se início a formação de um coletivo em prol Rio+20. Através de encontros presenciais (todas as terças-feiras na UNIVALI Itajaí) e de articulações online (via Grupo aberto de discussões e troca de informações e documentos no facebook¹) a Cúpula Peixeira foi se consolidando e ganhando força e solidez, para se organizar e projetar, planejar e enfim realizar sua atuação dentro evento.
Integrantes e apoiadores: Projeto Meros do Brasil, Rede Meros do Brasil, Campo Sócio Ambiental, UNESC, Socioambientar, Comitê Catarinense para RIO+20, Laboratório de Educação Ambiental (LEA/UNIVALI), Ospália, UCE, UNE, CA de Oceanografia, DA de Direito, Tarrafa Elétrica, Casa de Orates, Sala Verde Itajaí, acadêmicos da Universidade.
Local de atuação na Rio+20: Este coletivo está principalmente engajado com a Cúpula dos Povos, evento autônomo da sociedade civil que ocorre entre os dias 15 a 23 de junho de 2012 no Aterro do Flamengo.
 ¹Grupo do Facebook (Cúpula peixeira): https://www.facebook.com/groups/374773835899344/

SOBRE A CÚPULA DOS POVOS: como evento organizado pela sociedade civil global, a Cúpula dos Povos faz parte de um processo histórico, de acumulo e convergências de lutas no campo socioambiental e artístico e cultural, a nível local, regional e global. Tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica, e possui três eixos Norteadores (focos de discussão), sendo eles:
- A denúncia das causas estruturais das crises: falsas soluções e novas formas de reprodução do capital; 
- As soluções e os novos paradigmas dos povos;
- Envolvimento dos movimentos sociais e possíveis agendas dentro dos processos de luta anticapitalista pós-Rio+20. Fonte:  www.cupuladospovos.org.br

A CÚPULA PEIXEIRA NA CÚPULA DOS POVOS:

ATIVIDADE AUTOGESTIONADA: Ouvidoria do Mar
“Compreender a crise para formular agendas proativas e integradas entre redes marinhas-costeiras
A Ouvidoria do Mar é um evento proposto pela Rede Meros do Brasil em parceria com o Observatório do Litoral Catarinense como atividade auto-gestionada pela Cúpula Peixera (GT-Oceanos) no âmbito da Cúpula dos Povos.
LOCAL: Cúpula dos Povos (Aterro do Flamengo): Tenda FBOMS I. HORA: Das 08:00 às 12:00.

TERRITÓRIO DO FUTURO: Espaço Lúdico Cultural
Como iniciativa do GT-Cultura da Cúpula Peixeira, sairá um Cardume de Artistas da região de Itajaí (SC) levando diversas atividades para o Território do Futuro na Cúpula dos Povos, sendo elas: apresentações de Teatro Lambe-Lambe, através dos alunos da Cia Andante, show musicais com a Trupe Sonora Casa de Orates e Grupo Cultural Tarrafa Elétrica, oficinas com Sergio Lamarca e intervenções artísticas através do Projeto Ospália.

Vale destacar que ambas as atividades estarão sendo apoiadas pelo GT-Educomunicação, que irá registrar e documentar as atividades da Cúpula Peixeira no evento.
Para informações sobre programação completa: http://cupuladospovos.org.br/cupula-dos-povos/programacao/

SOBRE A RIO+20:
A Rio+20 é segunda realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) no Rio de Janeiro (a Conferência anterior ficou conhecida por Rio92, ou ECO92). Sua pauta prevista é a “economia verde” e a governança institucional global. Iniciada na última quarta-feira através da chamada PREPCOM, que segue até o dia 15/06 e de onde sairá um PRÉ-RELATÓRIO, ela continuará entre os dias 21, 22 e 23/06, através do evento oficial, que inclui a reunião decisória dos chefes de Estado. Entre este período, durante os dias 16 ao 19/06, ocorrerá também um evento proposto pelo governo brasileiro, chamado DIALÓGOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (DDS), que foram divididos em 10 assuntos focais: (1) Desemprego, trabalho decente e migrações; (2) Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; (3) Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza; (4) A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; (5) Florestas; (6) Segurança alimentar e nutricional; (7) Energia Sustentável para todos; (8) Águas, (9) Cidades sustentáveis e inovação; e (10) Oceanos. Esses DDS têm por objetivo a reflexão e debate entre representantes da sociedade civil, incluindo setor privado, ONGs e academia. Foram convidados 2000 pessoas da sociedade para cada tema, totalizando 20000 pessoas, e apenas 10 pessoas para compor a mesa dos 10 temas. De cada tema sairá 3 propostas, e 30 propostas totais, que será enviado para os chefes de estado e governo dia 20. Se atualizem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!
Envie-nos notícias e informes da sua região, da sua atividade na Cúpula ou outro evento no Rio de Janeiro, da sua vontade em fazer a diferença!!! Acesse nosso espaço online ou mande um e-mail para cupulapeixeira@gmail.com

Agradecimentos: aos parceiros, redes e todos aqueles que ajudaram e apoiaram este processo: Muito Obrigado Galera!