Arquitetura Sustentável

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

0 comentários
Com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, a arquitetura sustentável parace ter surgido há pouco tempo, porém desde 1970 vem sendo incluida em projetos , tendo como objetivos  alterar minimamente o meio ambiente em que está inserida. Utilizando a maior quantidade possível de elementos de origem natural e garantindo um aproveitamento racional dos recursos necessários para iluminar e ventilar os ambientes; de forma a reduzir os desperdícios nessas áreas.

O que precisamos para uma construção sustentável (hsw):
  • Pensar em longo prazo o planejamento da obra
  • Eficiência energética
  • Uso adequado da água e reaproveitamento
  • Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais
  • Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas
  • Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir
  • Conforto e qualidade interna dos ambientes
  • Permeabilidade do solo
  • Integrar transporte de massa e/ou alternativos ao contexto do projeto.

Construção sustentável custa mais caro?

 A construção não acarreta em um aumento de preço, principalmente quando adotadas durante as fases de concepção do projeto. Em alguns casos, podem até reduzir custos. Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis em um edifício verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifício convencional, sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.
Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, se instalado em boas condições de orientação das placas, pode ser pago, pela economia que gera, em apenas um ano de uso. Edifícios que empregam sistema de reuso de água (a água dos chuveiros e lavatórios, após tratamento, volta para abastecer os sanitários e as torneiras das áreas comuns) podem ter uma economia de água da ordem de 35%. Por princípio, a viabilidade econômica é uma das três condições para a sustentabilidade.

Exemplos de construções sustentáveis:


O paisagismo pode ser um grande aliado no controle térmico da construção, proporcionando sombra em fachadas e reduzindo a temperatura na pavimentação.

Redução no consumo de água , através de tecnologias de reutilização da água (a água utilizada retorna ao edifício, normalmente para ser utilizada nas bacias sanitárias e irrigação de jardins), utilização da águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores, válvulas de descarga dual-flush e redutores de vazão.


Arquitetura da Casa Construída com Materiais Reciclados


Casa feita com resíduos e materiais reciclados.A casa tem uma ponte frágil de ossos de gado ao lado da casa, que nos introduz a arte dos materiais reciclados que fazem a linda textura das paredes, feitas totalmente à mão.
Mosaicos de vidros quebrados nas paredes interiores, fazem parte da decoração. O chão foi feito de velhas camisas e as garrafas de vidro de vinho trazem a luz e decoram a porta da sala.





Bed Zed, um condomínio habitacional e de escritórios, localizado em Londres, que funciona com baixo consumo de energia e auto-sustentabilidade.

Um ótimo livro para saber um pouco mais sobre este assunto é o" Manual do Arquiteto descalço". Fica a dica para todos!!!

 [manual.jpg]